O Projeto Do Mar à Mesa, desenvolvido pelo coletivo a TRAMA e apoiado pelo Instituto Lugar de Faz, concluiu suas atividades esse ano, com grande sucesso na comunidade da Gamboa de Baixo, em Salvador. Mais de 70 pessoas foram beneficiadas, participando de ciclos profissionalizantes focados em empreendedorismo social, pesca e turismo de base comunitária.
Em três eixos principais—pesca tradicional, culinária e turismo—o projeto ofereceu atividades formativas e práticas voltadas para a geração de renda, contribuindo significativamente para a autonomia das pessoas envolvidas.
Destaques do projeto incluem oficinas como “Pescado Sustentável e Geração de Renda”, ministrada por Zeca Bezerra, e “Narrativa dos Pratos”, com Gabriela Cabral. Essas formações proporcionaram conhecimentos essenciais para o fortalecimento da economia local e incentivam práticas sustentáveis na pesca e gastronomia.
Cada sorriso e realização ao longo do projeto reforçam a certeza de que essa iniciativa deixou frutos incríveis para a Gamboa de Baixo.